Skip to content

Curso de capacitação em projetos culturais chega a Caetité

Fundo de Cultura

15/08/2017 17:20

Curso de capacitação em projetos culturais chega a Caetité

Contribuir com a formação de proponentes na elaboração e gestão de projetos é o trabalho da Cooperativa de Profissionais em Assessoria e Consultoria Técnica (Ascontec), que chega, agora, nos dias 17 e 18 de agosto a Caetité, no Sudoeste baiano. O projeto, desenvolvido pela Ascontec, tem o apoio da Secretária de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através do Edital de Formação e Qualificação em Cultura, do Fundo de Cultura da Bahia.

Segundo o superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura da SecultBA, Sandro Magalhães, o setor cultural ainda é carente de organização, daí a necessidade de criar meios de capacitar gestores, como no exemplo do trabalho previsto no edital para o qual a Ascontec foi selecionada. O objetivo é atender um total de 150 agentes culturais e integrantes das Câmaras Temáticas de Cultura de cinco Territórios da Bacia do Rio São Francisco, que abrangem as Bacias do Rio Grande, Rio Corrente, do Paramirim, Sertão Produtivo e Irecê.

Segundo o responsável técnico e mediador dos minicursos de capacitação, Cléber Eduão, cerca de 80 projetos candidatos ao Calendário das Artes e outros editais em processo de seleção foram orientados pela Ascontec neste trabalho iniciado em março.

O minicurso programado para Caetité será o quinto deste ano. Antes, ocorreram capacitações em Santa Maria da Vitória, Macaúbas, Irecê e Barreiras. “Depois de Caetité, vamos promover outros cinco voltando às mesmas cidades”, disse Eduão.

A formação e qualificação de agentes culturais cumprem o objetivo de incentivar a criação e o desenvolvimento de projetos propostos por ativistas comprometidos com a efetivação dos direitos culturais, a promoção e a preservação da diversidade.

Também está entre as metas previstas nesta proposta, a consolidação das políticas públicas de cultura na Bahia, voltadas para a ampliação e o fortalecimento da cidadania cultural. 

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) –
 Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais.

 
 
fonte http://www.cultura.ba.gov.br/2017/08/14213/Curso-de-capacitacao-em-projetos-culturais-chega-a-Caetite.html

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *
*
*